Com_traste

Com_traste

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ausência, presente!


Ausência
É como o pássaro que não canta mas voa
E atordoa a mente, que o imagina pássaro só por cantar
Ela é a cor
Do branco que a nega e do negro que lhe faz sombra
E nos nossos olhos a íris teima em reinventar o arco da fortuna
É a pedra solta na calçada
Em que tropeçamos todos os dias, mesmo depois de a pontapear
Ela é também a distância que teimamos em fazer perto
Comprando passagem de viagens sem volta
Em primeira classe de uma nave espacial
É a presença constante do pensamento louco
Que nos faz usar disfarce no meio da multidão
Para que não sejamos enclausurados nas masmorras gélidas e escuras da solidão
É a normalidade do dia a dia
Em que nos esquecemos de dizer boa noite a quem passa
Porque teimamos em não deixar deitar o sol, mesmo quando a lua já anoitece
É a falta de ar do enforcado mesmo depois da corda se partir antes da hora
É o espaço limitado do elevador, ao peso máximo da nossa consciência…e usamos a escadas
É a coragem do assassino a soldo
Que mata o irmão gémeo da vitima encomendada
É a falta de sorte no jogo da roleta com vicio
E teimamos em jogar
É ainda a marca de agua na nota que nos roubaram
E a sola do sapato, que o sapateiro remendou mas nos deixou de servir
A bola que entra na baliza alheia, num fora de jogo que alguém pagou
E a vida da puta que em vice-versa a matou
É o ar que fica debaixo dos nossos pés, num salto mortal em retaguarda, sem rede nem trampolim
Chega a ser o fim, do filme em que o actor faltou
E a hora, já fora dela mas que insiste em se dar
E a pressa, que todos temos quando atrasados chegamos ao jantar
É o engodo a pensar ser a pescada
Somos nós
Em cada vez que nos ficamos por cumprir
Mas teimamos em retratar momentos felizes de ocasião
A ausência é o meu pensamento
Cada vez que me lembro do que queria ser quando crescesse
Cada vez que fui feliz, mas esqueci
De cada vez que me faltam as palavras para explicar…a falta que sinto
Daquilo que ainda não fui
Ausência é quando nos perdemos… mesmo estando de mãos dadas

1 comentário:

  1. aqui eu vivo...
    "De cada vez que me faltam as palavras para explicar…a falta que sinto
    Daquilo que ainda não fui"
    Um percurso notável de elaboração das ideias até chegar à "Ausência é quando nos perdemos… mesmo estando de mãos dadas". Um mimo de escrita. இڿڰۣ—

    ResponderEliminar